Eu escrevi essa matéria inspirada num site, com algumas concepções minhas para ajudar de forma geral as pessoas, afinal eu sinto prazer em escrever aqui e ver quantas pessoas podem ser tocadas por cada história de motivação, inspiração ou mesmo algum desabafo. O emagrecimento é muito complicado porque sabemos que a comida nos trás aquele prazer maravilhoso, momentâneo, e nos deixa confortável, porém a longo prazo pode prejudicar nossa vida.  Fiquei pensando porque será que é tão difícil escolher os melhores alimentos, diminuir a quantidade que colocamos no nosso prato, e com qualidade. Muitos são as pessoas que conseguem perder mas, ganham de volta ou o dobro, o que você acha que acontece?

   Uns dizem que é por falta de vontade, afinal, não seria natural comer de forma equilibrada e ter um peso saudável? Deveria, mas não é. Porque existe tanto a fome orgânica quanto a fome emocional, eu diria que a emocional seja mais difícil de lidar. Porque a ansiedade pode aumentar e acaba nos levando para alguma fuga, que possa ser comer, o que chamo de o vazio da falta de saciedade. Quando a fome emocional vem a tona, um impulso sabotador toma conta da pessoa e afeta as escolhas que ela faz, não deixando que o lado racional prevaleça. E aí, comer o que não se deve e além do que se deve é a consequência. Tudo pra saciar a fome emocional.

  Mas, quando surge esses momentos, sentimos confortados no momento, mas depois que passa. Volta novamente a "fome" emocional e acaba se tornando um ciclo sem fim. Mas, não é só a ansiedade que causa esse gatilho da fome emocional, mas também todo e qualquer tipo de sentimento negativo pode ser um causador: mágoa, tristeza, culpa, solidão, estresse, preocupação e etc.Pra todo e qualquer sentimento desconfortável, nós podemos ter o impulso de buscar comida para nos confortarmos um pouco.

 A forma de acabar com a fome emocional é através da descoberta e cura das emoções e sentimentos que estão causando o problema. Somente através do equilíbrio é que autossabotagem acaba e é possível emagrecer sem luta. E a ferramenta mais simples, eficaz e fácil pra curar essas emoções. É o autoconhecimento, seja através de terapia, ou mesmo você podendo sentir as emoções que vem a tona, chorar, viver aquela emoção. E não se confortar, enfrentar a dor, seja qual for. A comida é apenas um paliativo, não resolve a longo prazo. Mas, se conhecer sim! Beijos e até mais!! Espero ter ajudado um pouquinho.

( Autor da imagem: desconhecido)
Emoticon wink

(A Autossabotagem Que Impede o Seu Emagrecimento_ site: Todos somos um)

6 Comentários

  1. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://www.morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita!
    Agradeço também pelo comentário carinhoso, fico lisonjeado. Quanto a bipolaridade, não tenho transtorno bipolar, se trata de uma homenagem à Mario Quintana. Com certeza esta arte me faz bem, e muito! Espero vê-la muitas outras vezes por lá...
    Bj até +

    ResponderExcluir
  3. É mais uma falta de confiança em si mesmo ! As pessoas sabotam porque no fundo sabem ou acham que não iram conseguir atingir as metas!
    Amei o blog ,tudo perfeitoo!

    Já seguindo! BEIJÃO!
    http://mestrelato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu comentário Alexandre. Muito bom ser reconhecido pelo nosso trabalho como blogueira! fique sempre a vontade no meu blog. Estou te seguindo também bjão!! :)

    ResponderExcluir
  5. É bem complicado mesmo essas coisa de emagrecimento, rs. Eu, por exemplo, luto todos os dias para atingir as minhas metas, tenho Nutricionista e estou no caminho certo. Mas conviver com as tentações requer muita força de vontade e é isso que busco dentro de mim a cada dia. O que eu quero eu posso e vou conseguir, rs. Só depende da gente :)

    Beijos, Ana.
    http://www.enternecer-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir