Musicoterapia é a utilização da música através de seus elementos constituintes (ritmo, melodia e harmonia) por um(a) musicoterapeuta qualificado em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, com o fim de atender às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas do paciente. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida.





                                                       (www.redehumanizasus.net)


A formação desse profissional é feita em cursos de graduação em musicoterapia ou como especialização para profissionais da área de música ou saúde (músicos, professores de música, médicos ou psicólogos). Em alguns países, a musicoterapia também pode ser parte de uma formação em arteterapia, que envolve, além da música, técnicas de artes plásticas e dança.




Estilos musicais:
A intervenção terapêutica pode vir associada a outras técnicas como relaxamento progressivo, treinamento autógeno, reiki, ioga ou acupuntura. Apesar de haver um subentendido consenso sobre os benefícios da música clássica ou a música psicodélica eletrônica de sons contínuos ou no caso de acupuntura e ioga indiana associada à meditação assim como a música da China, é correto saber que o efeito da música sobre o paciente depende de sua história de convívio com os diversos estilos musicais por um processo de condicionamento estético e/ou vivência por ventura associadas.

A história da musicoterapia surgiu no Instituto Lucy Montoro que teve início em 2011, quando a Professora Maristela Smith propôs um projeto piloto na área. Essa iniciativa foi um sucesso. Assumindo alguns atendimentos. Mas, foi o musicoterapeuta Renan que assumiu esse papel na unidade do Morumbi, envolvendo pacientes com limitações na coordenação e na área cognitiva. Com crianças ele explora percepções sensoriais, estimulando questões táteis, auditivas e visuais.



Achei muito interessante essa especialização para ajudar pessoas que possuem problemas na linguagem, coordenação, e tantas outras. Creio que seja ótimo para quem tem um filho , amigo, conhecido autista, porque tanto as pessoas envolvidas como a pessoa tem uma melhora surpreendente na qualidade de vida.  :)


Texto e imagem tirados dos sites:
www.lookfordiagnosis.com
www.redehumanizasus.net

6 Comentários

  1. Conhecia essa terapia apenas de nome, mas não sabia muito mais. Os benefícios são interessantes e a formação, que eu imaginei ser mais completa, não é tão difícil, já que basta uma especialização. Espero que esse modo de terapia seja mais difundido e os seus profissionais, reconhecidos.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, existe muitos benefícios até para quem não tenha um problema complexo, porque música relaxa, e é ótimo. Imagina quando existe uma intervenção terapêutica junto. Que bom que gostou, espero te ver mais vezes por aqui. :)

      Excluir
  2. Sempre achei muito interessante essa forma de terapia e foi ótimo aprender um pouco mais sobre ela.
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Amanda que aprendeu mais pouco sobre essa terapia diferenciada. Espero te ver mais vezes aqui blog bjsss ;)

      Excluir
  3. Oi, Helen!
    Sou estudante de psicologia e gostei muito do seu post. Tinha curiosidade em saber um pouco mais sobre esse assunto. É bom saber que psicólogos também podem se especializar em musicoterapia.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica fico feliz que tenha gostado do post. Sim a musicoterapia é uma especialização incrível que pode ajudar a muitos que precisam soltar emoções presas, guardadas e até mesmo aqueles que não conseguem se expressar através da fala. Espero que eu receba mais visitas suas aqui no meu cantinho. Beijos e volte sempre. :*

      Excluir